quinta-feira, 2 de maio de 2013

Histórias em Quadrinhos


      



       A comunicação humana sempre ocorreu por todos os meios disponíveis desde os tempos mais remotos, testemunhados pelas pinturas rupestres de Lascaux, na França; (representativas de caça, luta pela sobrevivência desde períodos pré-históricos, as inscrições milenares são amostras da capacidade histórica de transmissão de mensagens).
          
      A invenção do alfabeto fenício tornou-se a grande alavanca dos contatos sociais e comerciais da humanidade. Os tipos móveis de Gutenberg, por sua vez, foram o invento cultural mais significativo para os povos, com maior repercussão que a descoberta da América por Colombo na mesma época.

          A facilidade gráfica, associada à linguagem verbal ou não, aproximou as comunidades mais distantes. A criatividade humana inundou as sociedades com diferentes modalidades do uso da expressão de ideias e sentimentos.

           A ilustração, por exemplo, ao contrário das mensagens em quadrinhos, “possibilita uma visão mais ampla do conjunto, mas por outro lado exige um maior tempo de leitura.”
           
         A imagem em quadrinhos, por sua vez, com “sequência narrativa é bem mais criativa”; popularizou hábitos de uma maior transmissão de costumes, cultura e lazer. Faculta uma visão gráfica de atividades sequenciais em todas as áreas humanas.
          
         Exposto através de vinhetas seriadas, empolgou plateias na constituição de desenhos animados na história do cinema. Expressando-se pela linguagem verbal ou não, com uma sucessão de imagens significativas e em série, recheou inúmeras revistas durante décadas facilitando o desenvolvimento cognitivo.

     Recentemente popularizou sua utilização de modo cada vez mais inteligente, com mensagens políticas, de protesto, compartilhamento, lazer e educativas. Podem ser enriquecidas com uma fertilidade de detalhes comunicativos, expressos por distintas formas gráficas de balões junto às personagens, manifestando pensamentos e as variadas reações humanas. A grafia diferente de cada um deles com conteúdo verbal ou não, transmite as emoções vividas pelos figurantes.

       O fascínio que envolve a linguagem dos quadrinhos certamente reflete o paralelo que o ser humano faz com os atos seriados da sua vida, a montagem sequencial da realidade dos fatos; a linha de tempo que transpõe décadas, num movimento contínuo de sucessivas etapas. 

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