terça-feira, 21 de maio de 2013

Gestalt do Objeto


                                                          
            A palavra alemã, Gestalt, “sem tradução exata em português, refere-se a um processo de dar forma, de configurar o que é colocado diante dos olhos, exposto ao olhar; tem o significado de uma entidade concreta, individual e característica, que existe como algo destacado e que tem uma forma ou configuração como um de seus atributos. Objetos isolados, sem sentido entre si, se relacionados, formam um significado”.

            A Gestalt segue “leis e avaliações que são compostas de unidades, permitindo considerar e analisar elementos que são configurativos da forma, que visualmente coesa, possibilita configurar o objeto de uma maneira equilibrada e harmônica. A consideração das características espaciais permite a sensação de fechamento visual dos elementos que constituem a aparência do modelo; padrão visual de boa continuidade é garantido pelas configurações que têm sequências ou fluidez de formas. Para o conceito de unificação formal é importante a semelhança e/ou a proximidade que se constituem em padrões de unidade pela sua organização”.

            Para uma “avaliação final, considerando as leis da Gestalt, segue-se uma interpretação conclusiva da forma, onde se considera a imagem do objeto refletindo padrões de harmonia e equilíbrio no seu todo, nas partes constitutivas, ou seja, a existência da coerência, clareza e a regularidade; por outro lado, se existe desorganização visual em função destes fatores, ou ainda se o objeto tem uma mistura de coisas bem ou mal resolvidas”.



            Na análise da imagem proposta, a observação visual mostra que o ser humano tem a possibilidade de subir os degraus à sua frente, obtendo uma visão mais alta da horizontalidade em que convive. Porém não há proteções laterais na subida que lhe possibilitem apoio na ascensão. Todavia somente no seu final lhe será permitido um olhar universal e avaliação mais ampla do meio em que se encontrava.

            Em um sentido figurado, a escada é representativa da vida; sua subida pode ser estimulada pela curiosidade, sabedoria, conhecimento, bom senso, religiosidade, etc. Sozinho, não é fácil que alcance seu objetivo; precisa com certeza de apoio, evitando quedas para que atinja sua meta. A busca final é também uma incógnita; a visão superior é mais ampla, porém figurativamente tem suas limitações e mostra as fronteiras impostas à materialidade do indivíduo.

            Do ponto de vista da Gestalt, os elementos parciais na figura apresentada somente são assimilados se reunidos em conceitos mais amplos, com caráter associativo e interpretativo. Isolados, não dão nenhuma ideia de coesão, significado, harmonia, clareza ou regularidade. Necessita uma concepção de união de entendimentos filosóficos subjetivos à cada intérprete.



            Nesta representação, destacando a mão numa fotografia Kirlian da aura humana, mostrando as potencialidades que se sobrepõem à matéria; significativas da energia projetada constantemente ao nosso exterior, captadas por fotos ou descritas por pessoas que têm a sensibilidade de detectar sua presença. A cor e capacidade de expansão mostram as condições de saúde física, emocional e espiritual.

            Do ponto de vista gestáltico é uma imagem mais precisa, de mais fácil compreensão pelo nível de composição. Há um padrão visual com sequencias de formas que se completam, desde que associado à bagagem cultural de cada um na sua interpretação.



Este quadro mostra duas mulheres, uma vestindo burca; própria da sociedade muçulmana, símbolo da opressão feminina, que apenas permite a visão, inibindo qualquer participação social; ocultando quase que completamente seu corpo, possibilitando apenas enxergar o que acontece na sua presença. Ao lado, a outra completamente despida, tem apenas os olhos vendados. Nada vê, porém pode falar o que bem entender.

            Outro significado poderia ser de que a pessoa que observa o que ocorre ao seu redor, é a que fala menos e melhor pondera conclusões. Ao contrário, quem pouco enxerga os fatos, tem uma visão mais fragmentada, e maior facilidade de emitir opiniões distorcidas. A limitação de uma é verbal, a da outra é visual. Apesar de usar imagens opostas, as comparações figurativas têm um só significado, mas com uma adequada análise cultural poderiam nos trazer um entendimento mais elucidativo.

            Na interpretação gestáltica, se concebe na realidade uma imagem só, pois elas se complementam para um juízo mais complexo. A organização visual das formas não é de fácil assimilação, necessita um maior conteúdo cultural, livre de preconceitos e disposto à reorganização da mensagem.



Esta proposição transmite a impressão de uma mão segurando uma lâmpada. Poderia se referir a uma substituição necessária, por uma de igual ou maior capacidade, melhor qualidade, utilidade ou estética mais adequada. Seria interpretada também por uma mudança de diretriz na vida, substituição de valores e companhias, resultado de uma avaliação de maior maturidade; alteração subjetiva de conteúdos, ponderação de outros princípios, possibilidade de retorno a conceitos apagados pela opressão da sociedade e do tempo; substituição da aparência pela realidade, do ter pelo ser, do apego pela simplicidade, da ilusão pelo real...

            A pregnância da forma gestáltica na última figura, é alta em equilíbrio, harmonia, coerência; permite uma compreensão imediata, de fácil interpretação e entendimento, porém é dependente da bagagem cultural do intérprete. Completa uma sequência de quadros propostos de conceitos, unificados em seus conteúdos isolados; estimula uma ordenação de valores, abre novos espaços para a reunião de conceitos fragmentados em uma realidade mais universal, coerente e consistente.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário