terça-feira, 5 de março de 2013

Tudo pela imagem





A busca da aparência atraente tornou-se obsessiva na sociedade de consumo. A imagem mais sedutora acompanha qualquer produto de interesse comercial. Engloba desde necessidades alimentares maquiadas e aparentemente supridas pelo medicamento até a beleza feminina de um corpo perfeito empacotando o carro ideal oferecido.

A publicidade na TV, como uma mostra de realidade imagética, estimulante de mercado da sociedade capitalista, só apresenta a face de seu interesse ludibriando o receptor, com seu amplo acesso comunitário. Enganosa, é assimilada como uma pequena parte da amostra da verdadeira Realidade.

Produtos de uso doméstico são apresentados como uma necessidade para a sobrevivência. Só é feliz quem consegue adquirir o maior número de objetos indispensáveis para uma utópica qualidade de vida de sucesso.

Recursos tecnológicos na mídia através de uma imagem corrigida mostram uma pele sem defeitos, ausentes as marcas do tempo, com o uso do cosmético milagroso. A obesidade é vencida na oferta da ultima descoberta cientifica.

Pelo meio televisivo até a religião ganhou espaço. Usada como fonte de garimpo social, os gestos de profissionais da área são estudados, bem como o tom de voz, palavras e músicas convincentes para captar especialmente os frustrados e fragilizados pela sociedade consumista.

Mas pessoalmente os seres humanos não fogem desta falsa postura. Desde a o humilde candidato a uma vaga de trabalho até o profissional liberal que proporciona uma falsa imagem ao seu cliente, todos enfeitam a apresentação. Mas atire a primeira pedra quem não mostrou um falso comportamento à (ao) parceira (o), alvo de seu interesse. 

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